Contrarreforma Católica
A Contrarreforma foi um movimento criado pela Igreja Católica para reagir a Reforma Protestante de Martinho Lutero, em 1545. A Igreja estava perdendo seu poder religioso, político e econômico, além de muitos de seus fiéis. Essa resposta foi uma maneira de reverter a situação e combater as novas doutrinas cristãs.
Concílio de Trento |
Uma das medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus, cuja organização era similar a de um exército e os membros eram jesuítas. Sua função era barrar o protestantismo e fortalecer a Igreja. Justamente por isso os jesuítas eram os principais divulgadores da doutrina católica. Outras das principais decisões tomadas foram o retorno da Inquisição e a formulação do Índice de Livros Proibidos.
Nessa época, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento para discutir sobre as doutrinas da Igreja, tentando achar uma maneira de frear o protestantismo. Além disso, foi nessa reunião que a venda de indulgências foi proibida e buscou-se uma medida para evitar venda de cargos na Igreja.
Guerra dos Trinta Anos |
Houve então a Guerra dos Trinta Anos. que foi um conflito que provocou uma crise de retrocesso e involução na Europa, entre 1618 e 1648. Essa Guerra pode ser descrita como a união de diversos conflitos de caráter político, econômico e religioso. Teve como tema principal as disputas resultantes da rivalidade católica e protestante. Enfim, em 1648, ocorreu a chamada Paz de Vestfália, que deu fim a Contrarreforma e delimitou territórios desses dois rivais.
Dessa forma, a Igreja Católica conseguiu conter o avanço da Reforma em alguns países, principalmente onde havia a monarquia absolutista, como Itália, Espanha e Portugal. O fato de esses dois últimos empreenderem as Grandes Navegações e colonizarem a América fez com que a maior parte do continente fosse cristianizada, dando novo ânimo ao catolicismo. Os jesuítas foram os principais sujeitos desse fenômeno, que contou com a luta contra a cultura indígena, com a exploração do trabalho desses e também com a morte de milhares de habitantes do depois chamado Novo Mundo.
Bibliografia:
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/contra_reforma.htm
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_de_Jesus
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm
https://www.infoescola.com/historia/contrarreforma/
Bibliografia:
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/contra_reforma.htm
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_de_Jesus
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm
https://www.infoescola.com/historia/contrarreforma/
Grupo:
Anna Clara Fidelis
Gabriela Mendonça
Giovanna Pereira
João Gabriel de Sá
Laiza Lacerda
Um texto bem construído de rápida leitura e bastante informativo, além de ter links para quem quiser se informar mais e imagens objetivas.
ResponderExcluirAluna: Sara Martins Nº: 33
Trabalho excelente. Legal demais saber as reações da igreja católica contra a reforma protestante, sobre a Guerra dos Trinta Anos... Também pude compreender a forma que países colonizados por europeus foram cristianizados, enfim, muito bom texto!
ResponderExcluirAluno: Luiggy Veras | n° 27 | 2108
Excelente trabalho,explica muito bem,as reações da Igreja Católica em alusão ao crescimento do protestantismo,na tentativa de diminuir a perda de fiéis. O assunto é bem interessante pois mostra a indignação da Igreja quanto a isso (perda de fiéis),e a contrarreforma deixa explícito que a Igreja,na época, queria sempre deter o poder e o sucesso.
ResponderExcluirAluno : Fábio Balthar/N°14/2108
O trabalho está bem organizado e o texto bem resumido.Gostei de conhecer essa Resposta da igreja á reforma ao se ver perdendo muitos fiéis .
ResponderExcluirAluno-Felipe da Silva Leitão
N°-15
Parece que Lutero conseguiu realizar parte do que queria, que seria uma reforma na igreja católica, diferente de outros reformadores como Calvino que não consideravam essa possibilidade. Bom saber que a reforma não serviu apenas para a criação de uma nova denominação, mas atingiu o ponto idealizado por Lutero (parcialmente) que era solucionar problemas na Igreja existente.
ResponderExcluirO texto está do jeito que eu gosto, curto mas com bastante informação. Ótimo trabalho!
Diego Lima | n°9 | 2108