Contrarreforma Católica

      A Contrarreforma foi um movimento criado pela Igreja Católica para reagir a Reforma Protestante de Martinho Lutero, em 1545. A Igreja estava perdendo seu poder religioso, político e econômico, além de muitos de seus fiéis. Essa resposta foi uma maneira de reverter a situação e combater as novas doutrinas cristãs.
Resultado de imagem para concilio de trento
Concílio de Trento
      Uma das medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus, cuja organização era similar a de um exército e os membros eram jesuítas. Sua função era barrar o protestantismo e fortalecer a Igreja. Justamente por isso os jesuítas eram os principais divulgadores da doutrina católica. Outras das principais decisões tomadas foram o retorno da Inquisição e a formulação do Índice de Livros Proibidos.
      Nessa época, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento para discutir sobre as doutrinas da Igreja, tentando achar uma maneira de frear o protestantismo. Além disso, foi nessa reunião que a venda de indulgências foi proibida e buscou-se uma medida para evitar venda de cargos na Igreja.
Resultado de imagem para guerra dos trinta anos
Guerra dos Trinta Anos
     Houve então a Guerra dos Trinta Anos. que foi um conflito que provocou uma crise de retrocesso e involução na Europa, entre 1618 e 1648. Essa Guerra pode ser descrita como a união de diversos conflitos de caráter político, econômico e religioso. Teve como tema principal as disputas resultantes da rivalidade católica e protestante. Enfim, em 1648, ocorreu a chamada Paz de Vestfália, que deu fim a Contrarreforma e delimitou territórios desses dois rivais.
    Dessa forma, a Igreja Católica conseguiu conter o avanço da Reforma em alguns países, principalmente onde havia a monarquia absolutista, como Itália, Espanha e Portugal. O fato de esses dois últimos empreenderem as Grandes Navegações e colonizarem a América fez com que a maior parte do continente fosse cristianizada, dando novo ânimo ao catolicismo. Os jesuítas foram os principais sujeitos desse fenômeno, que contou com a luta contra a cultura indígena, com a exploração do trabalho desses e também com a morte de milhares de habitantes do depois chamado Novo Mundo.

Bibliografia:
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/contra_reforma.htm
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_de_Jesus
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm
https://www.infoescola.com/historia/contrarreforma/


Grupo:
Anna Clara Fidelis
Gabriela Mendonça
Giovanna Pereira
João Gabriel de Sá
Laiza Lacerda

Comentários

  1. Um texto bem construído de rápida leitura e bastante informativo, além de ter links para quem quiser se informar mais e imagens objetivas.

    Aluna: Sara Martins Nº: 33

    ResponderExcluir
  2. Trabalho excelente. Legal demais saber as reações da igreja católica contra a reforma protestante, sobre a Guerra dos Trinta Anos... Também pude compreender a forma que países colonizados por europeus foram cristianizados, enfim, muito bom texto!

    Aluno: Luiggy Veras | n° 27 | 2108

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho,explica muito bem,as reações da Igreja Católica em alusão ao crescimento do protestantismo,na tentativa de diminuir a perda de fiéis. O assunto é bem interessante pois mostra a indignação da Igreja quanto a isso (perda de fiéis),e a contrarreforma deixa explícito que a Igreja,na época, queria sempre deter o poder e o sucesso.
    Aluno : Fábio Balthar/N°14/2108

    ResponderExcluir
  4. O trabalho está bem organizado e o texto bem resumido.Gostei de conhecer essa Resposta da igreja á reforma ao se ver perdendo muitos fiéis .

    Aluno-Felipe da Silva Leitão
    N°-15

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, leitura rápida e de fácil entendimento. Interessante pois pude ver a reação indignada ao perder muitos de seus fieis, pude perceber também que naquela época a igreja tinha uma reputação a manter e ao ver que estava perdendo seu poder religioso, político e econômico ela resolveu criar a "Companhia de Jesus, cuja organização era similar a de um exército e os membros eram jesuítas." Ótimo trabalho

    Aluna: Letícia Alves de Freitas
    Turma:2108
    Nº:24

    ResponderExcluir
  6. Parece que Lutero conseguiu realizar parte do que queria, que seria uma reforma na igreja católica, diferente de outros reformadores como Calvino que não consideravam essa possibilidade. Bom saber que a reforma não serviu apenas para a criação de uma nova denominação, mas atingiu o ponto idealizado por Lutero (parcialmente) que era solucionar problemas na Igreja existente.
    O texto está do jeito que eu gosto, curto mas com bastante informação. Ótimo trabalho!

    Diego Lima | n°9 | 2108

    ResponderExcluir

Postar um comentário