Mercantilismo

 

     O Mercantilismo foi, basicamente, um conjunto de estratégias econômicas adotadas pelos europeus que surgiu durante a Baixa Idade Média (XI a XV) e se estabeleceu como política econômica nacional durante os séculos XVI a XVIII, que tinha como um dos principais objetivos o enriquecimento do Estado, a unificação do mercado interno, o incentivo do Estado para a intensificação do comércio e a expansão das atividades comerciais para fora do país, como as colônias.

     Uma das características do mercantilismo é a ideia de riqueza, que, sobretudo, é proveniente da acumulação de metais preciosos, tal crença é denominada
metalismo. Durante este período as moedas foram amplamente usadas, porém o tempo passa e o prejuízo decorrente de assaltos realizados por piratas ou corsários (para saber mais sobre piratas e corsários no Brasil acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qN-5GXX9dyI), que em busca de saquear metais preciosos presentes em grande quantidade nos navios, em pouco tempo levou a um prejuízo considerável para os Estados europeus.

     Com o objetivo desordenado de enriquecer, os Estados europeus necessitavam mais e mais de moedas, contudo as minas de mineração europeias não estavam atendendo a demanda, logo, perceberam que precisavam buscar metais preciosos em outro lugar, como no Oriente. Então a expansão marítima foi cada vez mais intensificada até o ponto do ‘‘descobrimento da América’’ e com isso novas
colônias surgiram, que serviam, principalmente, para suprir a demanda europeia, se tornando, em sua maioria, colônias de exploração.

     Visando um melhor rendimento na exploração das colônias, os Estados europeus lançaram mão de várias estratégias, uma delas foi o
Pacto Colonial, que consistia no comércio exclusivo entre a colônia e a metrópole, desse modo a metrópole podia explorar várias colônias ao mesmo tempo, ao passo que a colônia só poderia comercializar seus produtos com a metrópole.

      O mercantilismo teve três modelos: colbertismo, mercantilismo comercial e o bullionismo. O que teve maior significância foi o colbertismo, pois manteve ativamente a balança comercial. Ele fora o de maior destaque devido a sua ideia de que os metais não eram os únicos materiais que tinham grande importância na época, já que a prata e o ouro não estavam tão disponíveis nas terras de suas posses para a coleta.

     Podemos citar como principais características do sistema mercantilista:

Metalismo: O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Colonialismo: É a politica de poder que uma autoridade exerce sobre um determinado território. O mercantilismo gera o colonialismo. O Mercantilismo visa abrir mercados e expandindo sua área de atuação e o Colonialismo faz com que os países fiquem sob tutela desses países dominados.

Protecionismo: O protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. O protecionismo foi muito utilizado na Europa durante a fase do mercantilismo (séculos XVII e XVIII). Os reis absolutistas criavam barreiras alfandegárias, aumentando os impostos de importação.

Balança Comercial Favorável: Era a prática que visava manter um maior nível de exportação do que importação para evitar a Vasão de metais em forma de moeda, o que geraria uma balança comercial desfavorável.

Monopólio: Consistia no fato do estado monopolizar boa parte das atividades econômicas do país para assegurar seu controle, um exemplo eras as relações entre metrópole e colônia.

Jogo de Soma 0: Era um princípio mercantilista que se baseava na ideia de que a economia era um jogo de Soma 0,Isto é, para um estado ganhar algo obrigatoriamente outro deveria perder.

Intervencionismo: E várias das características dos mercantilismo se apoiam em um forte intervencionismo estatal em todas as partes da economia.


Fontes:
https://m.suapesquisa.com/mercantilismo/
https://brainly.com.br/tarefa/13838437
https://brainly.com.br/tarefa/14351588
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/pacto-colonial.htm
https://www.infoescola.com/historia/pacto-colonial/
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/corsarios.htm
https://www.estudopratico.com.br/a-expansao-maritima-e-comercial-da-europa/
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mercantilismo-capitalismo-comercial-e-inicio-da-colonizacao-da-america.htm
https://www.youtube.com/watch?v=Pw_sBBciJTM
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/mercantilismo.htm
http://www.historiadetudo.com/mercantilismo

Alunos: Alessandro Dias Nº02, Daniel Vieira Nº08, Fábio Balthar Nº14, Filipe Calvelli Nº16, Tiago Paulo Nº35

Comentários

  1. Achei esse trabalho muito interessante pois cita e explica todas as divisões do mercantilismo, além de ligá-lo a fatos históricos importantíssimos, como a "descoberta" do Novo Mundo.
    Isabelly Guimarães. Turma: 2018\ N20

    ResponderExcluir
  2. É um bom trabalho,pois mostra a importância do mercantilismo para outros acontecimentos marcantes na história e é uma pesquisa de fácil compreensão. Adorei.
    Giovanna Pereira/ turma: 2108/ número: 19

    ResponderExcluir
  3. Achei tal trabalho muito bem desenvolvido, pelo que pude observar foi bem completo e contém um ótimo desenvolvimento e fácil entendimento, parabéns!


    [Mateus Santos de Azevedo t:2108 n°30]

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho ! A ideia de propor o conceito de Mercantilismo num texto de simples entendimento foi fantástica.
    O paralelo (kk) que foi traçado entre o fato do Mercantilismo ter tido forte influência com a "descoberta" do Novo Mundo foi um adicional de grande valia a ser mencionado.
    A forma com que exemplificaram os "subconceitos" de Mercantilismo (Metalismo,Colonialismo,Protecionismo,Balança Comercial, etc.) foi objetiva e boa de se compreender.
    Em suma, o trabalho está muito bom, porém gostaria de ter lido mais sobre colbertismo, mercantilismo comercial e o bullionismo.

    Luiz Fellipe Pimenta/ Turma: 2108/ N*: 29

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste texto, pois a linguagem foi bem clara. Aprendi que os três modelos do mercantilismo são o colbertismo, o bullionismo e o mercantilismo comercial, sendo o colbertismo o principal modelo. Aprendi também que a política mercantilista era baseada na ideia de que o desenvolvimento e a riqueza do país era proporcional a quantidade de metais preciosos que tinham em seu poder

    ResponderExcluir
  6. Aluna:Letícia Alves de Freitas
    Turma:2108
    Nº:24

    ResponderExcluir

Postar um comentário