Crise do Século XIV

introdução : Um dos fatores da crise do século XIV foi a fome, peste, desemprego, guerras devastadoras, abandono de aldeias e rebeliões violentas nas cidades e nos campos. Para a sociedade medieval o séc. XIV foi uma era de adversidade. As catástrofes provocaram pânico na população, acreditavam nos boatos populares. Agravando a crise, a produção agrícola faliu. Na economia comercial, por problemas técnicos nas minas, provocou a desvalorização das moedas e a inflação, que afetou a nobreza feudal. 


A Peste Negra 


A peste negra é conhecida na história como uma doença mais cruéis e terríveis que afetou o mundo ocidental. Chegando pela península itálica, a doença atacou todo o corpo. O contato humano coma doença desenvolveu pela mordida de ratos ou pulgas. Sua variação bubônica, a bactéria cai na corrente sanguínea, ataca o sistema linfático provocando a morte de diversas células, e cria dolorosos inchaços entre as axilas e a virilha. Com o passar do tempo, esses inchaços, conhecidos como bubões, se espalham por todo corpo. Quando ataca o sistema circulatório, o infectado tem uma expectativa de vida de aproximadamente uma semana. 
 
Quem sobrevivia a peste negra tinha que enfrenta a fome a falta de alimento e a crise socioeconômica enfrentada na crise do século XIV. Culpavam os grupos sociais marginalizados por terem trazido a doença a Europa. Alguns documentos da época acusavam os judeus, e os estrangeiros de terem espalhado a Peste Negra. A condição de higiene naquela época era precária, são alguns  dos motivos da peste. 

A primeira cidade a ser contaminada foi Constantinopla, logo iniciou em MessinaGênova e Marselha. A doença chegar     em Pisa em janeiro e no mesmo mês atacar a SplitSebenisco, assim atingindo para a Veneza. Em menos de um ano todas as costas mediterrânicas estavam contaminadas.  







A guerra dos 100 anos 

A guerra dos 100 anos aconteceu na Idade Média, entre os anos 1337 a 1453. Esta guerra era entre os governos da Inglaterra e França. Foi a pior guerra da Europa na Idade Média. 

Os motivos foram a disputa ao trono francês, após a morte de Filipe IV. O rei da Inglaterra queria reivindicar o direito da coroa francesa. A primeira batalha foi Crécy em 1346 e a Inglaterra venceu. Grandes batalhas aconteceram de vez em quando, a cidade pontuarias de Calais enfrentou um dos grandes cercos da guerra e aconteceu por quase 1 ano diante dos ingleses, até a população se render em 1347, provocando a fome. 

O fim da guerra é frisado pela batalha de Castillon, em 1453, quando foi raptada a cidade de Bordeaux, o último reduto inglês. Assim aconteceu o fim da guerra, e desse então os ingleses tem apenas Calais, que conservaram até 1558. Depois desistiram de reivindicar a França, nenhum tratado foi assinado. A rixa entre a Inglaterra e França duraram muito tempo. 

 A guerra dos 100 anos foi um acontecimento que marcou o processo de formação das monarquias nacionais inglesas e francesas. Os conflitos foram em torno dos territórios e imposto que eram necessários ao fortalecimento de qualquer monarquia da época.  
  

Conclusão :

As últimas décadas do período medieval foram marcadas por guerras, peste e fome, a centralização do poder político reorganização das atividades econômicas. Adentrando o século XV. Tem a Europa articulando transformação que definiram partes da compreensão do mundo mordendo. 


Aluna: Eduarda Silva(10) Eloisa Helena (12).


Comentários

  1. Considero essa parte da Idade Média uma das mais interessantes, por ser uma das mais trágicas e consequentemente mais marcantes. Adorei a pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Com a leitura desse trabalho pude perceber que o período medieval foi uma época de grandes conflitos e inúmeras crises com diversos objetivos. Suscitando assim várias revoltas.
    aluna: Lorena Ribeiro. N°:27
    turma:2108

    ResponderExcluir
  3. Achei esse trabalho muito interessante. Citou os principais motivos da crise do século XIV de uma maneira bem explicativa, ajudando o leitor a compreender mais sobre o tema. Poderia ter falado um pouco mais sobre a questão da fome, mas ainda assim é uma ótima pesquisa.

    Aluna: Laiza Lacerda Motta, n° 23

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o trabalho, gosto muito desse tema e esse texto me ajudou a compreender melhor sobre esse momento histórico, de como se deu a crise do sec XIV. Uma época de muita destruição e guerras, e essa triste doença que foi a peste negra que devastou e matou milhares de pessoas. Gostei muito de como foi abordado esses assuntos e a maneira fácil de compreensão dos mesmos, vai me ajudar nos meus estudos e no meu conhecimento sobre o tema. Bom trabalho ;). Sophia Machado | N: 34 | 2108

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, faz com que entendamos melhor o que se passava entre esses séculos da Idade média e como foi sua difícil crise política e social. Há bastantes detalhes que facilitam a compreensão do assunto, tornando-o mais interativo e atrativo para o público. Gostei bastante, parabéns.

    Nome: Gabriella Sales / nº18
    Turma 2108

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do trabalho. No inicio trouxe uma ideia mais ampla do processo – o qual foi responsável pela decadência da Idade Media, devido à ambientes insalubres, fome e guerra – e ao longo do texto deu maior destaque a temas pontuais e importantes, como a Peste Negra e a Guerra dos 100 anos. Achei o trabalho completo, interessante e com uma linguagem acessível.
    Aluno: Natan Tavares Sousa n° 31

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante esse trabalho. Ele abordou muito bem alguns temas como a Peste Negra e a Guerra dos 100 anos, que foram coisas que marcaram a Crise do Século XIV. Esse trabalho foi muito bem feito e me fez compreender muito melhor esse momento histórico.
    Aluno: João Gabriel Sá Ferreira/ nº 21

    ResponderExcluir
  8. Tema bem explicado, interessante e direto, achei legal. É possível notar como os costumes dos europeus dessa época os condenaram à uma grande crise, seja por meio de guerras territoriais, falta de higiene ocasionando a proliferação de doenças graves como fora a peste, e uma imensa doutrina que tivera nesta época, feita pela igreja, que certamente limitou o desenvolvimento da sociedade em vários aspectos, intensificando o processo de crise, gerando incontáveis mortes e prejuízos na população desse tempo.
    Aluno: Filipe Ramos Calvelli Nº16

    ResponderExcluir

Postar um comentário