Reforma Religiosa


Introdução


A Reforma Religiosa provocou impactos culturais e revoltas e pode ser entendida como um movimento religioso de contestação ao poder da Igreja Católica. Ocorrido na Europa no século XVI, teve como principais movimentos a Reforma Luterana (Alemanha), A Reforma Calvinista (França) e a Reforma Anglicana (Inglaterra).


Início da Reforma


Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero publicava suas 95 teses que contestavam a Igreja católica. Suas críticas foram impulsionadas inicialmente pela venda de indulgências por parte da Igreja, que vendia objetos sagrados (pedaços da madeira da cruz de cristo por exemplo) sejam eles reais ou réplicas em troca de remissão de pecados.

Por que reformar?


Lutero questionava também a venda de cargos eclesiásticos, prática comum na época já que a Igreja tinha alto poder perante a sociedade. Todo esse abuso de poder por parte do clero incomodava Lutero, aos olhos dele a Igreja estava fugindo daquilo que era ensinado nas escrituras e não havia como o povo perceber porque a missa era celebrada em latim e as pessoas que frequentavam não entendiam nada, apenas iam porque criam. Dentro desse contexto, Lutero observava uma série de problemas na Igreja, o que o fez tomar uma atitude, Lutero deu início a um movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante.

Os Cinco Solas


Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.


Sola Fide (somente a fé): este princípio afirma que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustentada.
Sola Scriptura (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da teologia reformada.
Solus Christus (somente Cristo): como forma de reação dos protestantes contra a igreja católica secularizada e contra os sacerdotes que afirmavam ter uma posição especial e serem mediadores da graça e do perdão por meio dos sacramentos que ministravam. A reforma defendeu que tal mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade e o tema central da reforma protestante.
Sola Gratia (Somente a Graça): Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também, o próprio Cristo (em sua encarnação) e é o Espírito Santo quem aplica a graça ao coração do pecador. A graça comum é comunicada a todos os homens, indistintamente. Mas, graça especial é soteriológica (salvadora) e por meio dela que o homem é salvo, quando há a comunicação da salvação de Deus ao pecador. "Sola gratia" diz respeito a tudo que o homem possui (graça comum) e, em especial, à salvação que é dada pela graça somente. Graça especial somente, por meio da qual o homem é escolhido, regenerado, justificado, santificado, glorificado, recebe dons espirituais, talentos para o serviço cristão e as bênçãos de Deus.
Soli Deo Gloria (somente a Deus a glória): este pilar da teologia reformada afirma que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus

A continuidade da reforma

     Com o pontapé de Lutero, muitos outros reformadores surgiram e contribuíram para divulgação e desenvolvimento da doutrina cristã a partir da reforma, entre eles está João Calvino, um teólogo francês do século XVI.

     Mesmo divergindo de algumas ideias e princípios de Lutero, Calvino conseguiu chegar ou até mesmo superar a influência do reformador alemão. Calvino foi precursor de uma linha teológica chamada Calvinismo, que não foi criada por ele, mas sim por seus discípulos, que por sua vez também foram responsáveis por instituir a TULIP ou cinco pontos do calvinismo. Diferente do que muitos pensam, os cinco pontos do calvinismo não foram criados para divulgação, mas sim em resposta aos discípulos de outro teólogo chamado Jacó Armínio.

TULIP
O acróstico TULIP em inglês coincide com a palavra tulipa, por este motivo, frequentemente a flor referida é utilizada como símbolo do Calvinismo.pactos culturais durante a Reforma Religiosa  

Depravação Total Indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda, é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos olhos de Deus. Em contrapartida, o ser humano é escravo do pecado, por natureza hostil e rebelde para com Deus, espiritualmente cego para a verdade, incapaz de salvar a si mesmo ou até mesmo de se preparar para a salvação. Só a intervenção direta de Deus pode mudar esta situação.
Eleição Incondicional Eleição significa "escolha". É a escolha feita por Deus desde toda a eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável. Isso não significa que a mesma salvação final é incondicional, mas que a condição em que assenta (fé) é concedida também pela graça de Deus, como seu presente para aqueles a quem Ele escolheu incondicionalmente.
Expiação Limitada Significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia salvífica do Cristo redentor, então, não é "universal" ou "potencialmente eficaz" para quem iria recebê-lo, mas especificamente designada para consolidar a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da fundação do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em seu valor ou poder (se Deus o Pai quisesse, teria salvo todos os seres humanos sem excepção), mas sim que a expiação é limitada na medida em que foi destinada para alguns e não para todos.
Graça Irresistível Esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.

Perseverança dos Santos Este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (" santos ", segundo a Bíblia) não podem cair em desgraça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus. Essa doutrina é baseada no fato de que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. Este conceito é bem diferente do conceito usado em algumas igrejas evangélicas, de "uma vez salvos - salvos para sempre", apesar da apostasia, a falta de arrependimento ou a permanência no pecado, desde que eles tiverem realmente aceito a Cristo no passado. No ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai em apostasia ou não mostra mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser prova de que ele nunca foi realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte do número dos eleitos.

Impactos culturais durante a Reforma Religiosa:

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa;

- Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista;

- Diminuiu da interferência da Igreja Católica no poder político dos monarcas;

- Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista);

- Reação da Igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante. Neste contexto de reação foi reativada a Inquisição, criada a Companhia de Jesus e estabelecido o combate ao protestantismo;

- Tradução da Bíblia para outros idiomas, entre eles o alemão e o francês. Desta forma, mais pessoas passaram a ter acesso à leitura da Bíblia;

- Surgimento de conflitos sociais de ordem religiosa, além de perseguições pelo mesmo motivo. Muitos destes conflitos foram estimulados ou tiveram como patrocinadores os monarcas europeus. Em 1572, cerca de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos na França. O episódio ficou conhecido como "O Massacre da Noite de São Bartolomeu";

- Surgimento de movimentos sociais, que tinham como propósito a implantação de um sistema social e econômico mais justo. Entre estes, podemos citar a Guerra dos Camponeses que estourou na Alemanha no ano de 1525. Este movimento pretendia abolir as obrigações dos servos e a propriedade privada, criando um sistema agrário igualitário. Foi severamente reprimido pelos príncipes alemães.

-Elevou o status da mulher,a dignidade do ser humano e a libertação dos escravos.


Economia


     Dentre os motivos essenciais para o apogeu das Reformas, o Econômico foi de longe, um dos maiores daquele tempo.
     Existia na época, uma Igreja Católica dona de (praticamente) todas as fazendas, plantações, e terras produtivas dos países que tinham o catolicismo como religião. Além disso, a Igreja demandava de seus fiéis, impostos altamente elevados e que não tinham nada como retorno.
     Incrivelmente, o quesito Economia tomou proporções gigantes, dentre elas, a confiscação dos bens da Igreja pelo rei da Inglaterra, onde terras e ouro dos dízimos foram para os cofres da coroa.





Causas da Reforma Protestante


Diversos fatores levaram ao movimento da Reforma Protestante, sendo os principais, Fatores religiosos:

     Corrupção do clero religioso: para ganhar dinheiro, o alto clero de Roma iludia a boa fé das pessoas através do comércio de relíquias sagradas. Milhares de pessoas eram enganadas comprando espinhos que coroaram a fronte de Cristo, panos embebidos pelo sangue do rosto do Salvador, objetos pessoais dos santos, etc. Além desse comércio fraudulento, a Igreja passou a vender, também, indulgencias, isto é, o perdão dos pecados. Mediante um bom pagamento, destinado a financiar obras da Igreja, os fiéis poderiam comprar a salvação e a entrada para o céu.

     Ignorância do clero: a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica e demonstrava absoluta falta de preparo para funções religiosas. A ignorância e o mau comportamento do clero representavam sério problema, pois a Igreja dizia que os sacerdotes eram os intermediários entre os homens e Deus. Ora, se esses intermediários se mostravam ignorantes e incompetentes, era preciso buscar novos caminhos para o encontro com Deus.

     Aumento dos estudos religiosos: com a utilização da imprensa, aumentou o número de exemplares da Bíblia que podiam chegar às mãos dos estudiosos e da população. A divulgação dos textos sagrados e de outras obras religiosas contribuiu para o surgimento de diferentes interpretações da doutrina cristã. Apareceu, por exemplo, tinia corrente religiosa que, buscando apoio na obra de Santo Agostinho, afirmava que a salvação do homem era alcançada pela fé. Essas idéias contrariavam a posição da Igreja, baseada em Santo Tomás de Aquino, que dizia o seguinte: são a fé e as boas obras que conduzem à salvação.



Fonte:https://www.grupoescolar.com/

            https://www.suapesquisa.com/protestante/consequencias_reforma
            https://www.webartigos.com/artigos/dimensoes-economicas-politicas-e-sociais-da-reforma-religiosa/6999

Turma: 2108
Grupo: Felipe Leitão, Luiggy Veras, Luiz Fellipe Pimenta, Diego Lima, Eduardo Corrêa.

Comentários

  1. A exposição do grupo foi bem feita, apresentando aspectos importantes como as causa da reforma e os impactos culturais decorrentes da reforma. Além disso, ''Os Cinco Solas'' despertaram em mim um grande interesse sobre os princípios da reforma. Aluno: Tiago Paulo, nº 35

    ResponderExcluir
  2. Achei o trabalho bem interessante. Entretanto acredito que seria melhor se fosse demonstrado as divergências das 3 reformas citadas no inicio do texto, Luterana, Calvinista e Anglicana. Mesmo com esse fato, achei o texto muito bom, e fez com que eu conhecesse bastante sobre esse processo ocorrido na Idade Média, como as causas e consequências da Reforma Religiosa, além de possuir uma linguagem dinâmica e fácil. Aluno: Natan Tavares Sousa, n° 31

    ResponderExcluir
  3. Com esse artigo consegui entender mais detalhadamente sobre a Reforma Protestante, as vértices criadas a partir da mesma e sobre o comportamento da Igreja Católica na época, e aprendi coisas que eu não sabia, como os 5 pontos do Calvinismo (TULIP), que achei interessante. Apesar da minha religião ser o catolicismo, admiro a rebeldia e coragem de Lutero para se opor contra as ordens da Igreja, e sinceramente fico feliz por isso. Pois, foi por causa da Reforma que a Igreja reviu seus mandamentos e atitudes, que continham muitos erros, e decidiu fazer modificações, prefiro nem imaginar se fosse desse mesmo jeito até hoje. Pude também perceber semelhanças entre minha crença e algumas vértices protestantes, como a graça irresistível. Gostei muito da pesquisa do grupo!

    Ana Luíza, nº 03, turma 2108.

    ResponderExcluir
  4. Essa pesquisa me fez mais curiosa a respeito do protestantismo. Os questionamentos de Lutero, sua coragem ao pregar as 95 teses, sua ousadia ao expor aquilo que ele acreditava juntamente com Calvino; tudo isso me inspira. Eles não se acomodaram e engoliram as informações que a Igreja despejava sobre eles. Lutero foi responsável por trazer de volta a realidade todos aqueles que estavam submersos em um mar de ignorância, cegos pela falsa esperança de salvação (indulgências). Essa é minha opinião a respeito do post. Gostei da pesquisa, parabéns ao grupo!

    Lorena Hipolito Fernandes, 2108, nº 26

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o trabalho. A igreja católica realmente possuía muito poder e influência sobre a sociedade naquela época, é bom ver como as pessoas reagiam sobre esse assunto. Há fatos que eu não possuía o menor conhecimento e adorei acumular mais informoções sobre.

    Aluna: Gabriella Sales / nº18
    Turma: 2108

    ResponderExcluir
  6. Excelente a explicação das motivações éticas e religiosas por trás das reformas,mostrando bem a visão dos reformistas perante as ações da igreja,pegando um tema complexo e pesado e deixando de uma forma que fique fácil de entender,mas ao mesmo tempo não cortando muitos detalhes cruciais para entender o contexto,ótimo trabalho.

    Daniel Vieira Lamas, 2108,n°8

    ResponderExcluir
  7. Adorei a pesquisa, a forma que Lutero foi forte e corajoso á ir contra a igreja católica com as suas 95 teses( na época a igreja católica era quem mandava no Reino). O desenvolvimento de os “cincos sola” foi muito bom. Com a influência de Lutero surgiu Calvino que também lutou contra o reformado alemão e venceu, mostrou que nem tudo está na mão da igreja, que com uma reforma podemos mudar o mundo. Também gostei a forma de como o texto tratou a economia foi bem formada e devolvida, eu amei a atitude de todos que aderiram à reforma, assim, formando o mundo que é hoje.

    Aluna: Eduarda Silva, N° 10, CPII 2108

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante o trabalho, principalmente na maneira como o tema foi abordado, os tópicos e as imagens acrescentaram muito ao trabalho. Além disso consegui entender o que foi a reforma religiosa, seus principais personagens, as motivações que desencadearam essa reforma, suas consequências, entre outros aspesctos. Parabéns pelo ótimio trabalho !!

    Aluna: Gabriela da Silva Novaes N: 17
    Turma: 2108

    ResponderExcluir

Postar um comentário